"Levando a Palavra que Restaura Vidas"

VENHA ADORAR A DEUS CONOSCO!

IGREJA SEDE
Av. F, 273 - Conjunto Jereissate III - Pacatuba - Ce

CONGREGAÇÃO DO SETOR - H
Av. 21 403 Jereissate II

CONGREGAÇÃO DO PLANALTO BENJAMIM
Av. Planalto N° 142

CONGREGAÇÃO BANDEIRANTES
Rua São Paulo 362 - Jardim Bandeirantes - Maracanaú


85987703564
jflavioneres@gmail.com

MATURIDADE CRISTÃ

28/06/2013 08:22

Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal. (Hebreus 5:12-14)

Como você descreveria alguém espiritualmente maduro? Leonard Wedel diz: "Uma pessoa madura não se leva a sério demais... mantém sua mente alerta... não entra em pânico sempre que uma situação adversa se levanta... É alguém notável demais para passar despercebida, mas nunca se sente importante demais para fazer coisas nem tão importantes assim. Nunca é orgulhosa demais para assumir tarefas humildes... nunca aceita o sucesso ou o fracasso como permanentes... é capaz de controlar seus impulsos... não tem medo de cometer erros... tem fé em si mesma, e essa fé torna-se mais forte ao ser fortalecida pela fé em Deus". E então? Considerando esse padrão, como você avalia sua maturidade espiritual?

O QUE A MATURIDADE NÃO É

Não tem a ver com idade ( Jó 32.6-9,)

Não tem a ver com aparência ( I Sm 16.7)

Não tem nada a ver com conquistas ( Pr 16.32 )

Não tem nada a ver com estudo ( Pr 1.7 )

1. MATURIDADE É ATITUDE

Tg 3.13 - Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.

12. A atitude faz a diferença É o seu caráter "caráter é o que você é no escuro".

13. RECONHECIMENTO é o que as pessoas dizem a seu respeito, CARÁTER é o que Deus diz de você. Deus diz que são as suas atitudes que determinam se você é maduro ou não. Deus quer que você cresça e tenha atitudes como as de Cristo. ( Ef 4.13, Gl 4.19, Cl 1.28 ).

2. MATURIDADE É RENÚNCIA - TIRAR TUDO O QUE IMPEDE O CRESCIMENTO – LER Cls 3:8-17

3. MATURIDADE É COMPROMISSO - O crescimento espiritual começa com um compromisso, - É um processo gradual, - Envolve desenvolvimento de hábitos, - É estimulado pelos relacionamentos que você encontra na igreja. MATURIDADE É CAMINHAR SEMPRE NA DIREÇÃO CERTA, NÓS PRECISAMOS UNS DOS OUTROS, PRECISAMOS DE AMIGOS, SÓZINHOS NÃO VAMOS A LUGAR ALGUM. (LER Tito 2:7-13)

 

4. MATURIDADE É SABER REAGIR POSITIVAMENTE DIANTE DAS ADVERSIDADES E CORREÇÕES – LER Tg 1:2-4 - Maturidade é sinônimo de estabilidade emocional. Ele sabe administrar suas emoções de raiva, de ódio, de ira, de tristeza, ele sabe conviver com tudo isto, sabe sentir, porém, não permite isto dominar. Irai-vos, mas não pequeis . Efésios 4:26 / Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos. (Selá.) Salmos 4:4

De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais; 2 ts 1:4

Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Hebreus 12:7

5. MATURIDADE É SEMPRE ESTAR APTO A CRESCER E APRENDER - " Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lançar novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem à morte da fé em Deus" (Hb 6:1) 5.

" Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino". (1 Cor 13:11 ) "O propósito é que não sejamos mais como crianças... antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo, naquele que é o cabeça, Cristo". ( Ef 4.14 ,15 ).

Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. Oséias 6:3

Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo. Filipenses 3:16

É nunca achar saber demais, é ser humilde, sedento por mais não só do conhecimento, mas da graça e presença de Deus! 2 Pedro 3:18

QUAIS OS SINAIS DA MATURIDADE?

1. Resposta: Praticar o que se ouve. Mediante a prática você amadurece. Uma coisa é envelhecer no Senhor, mas outra bem diferente é crescer no Senhor.

Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pedro 3:18

O tema de Hebreus 5:11-14 é a maturidade ,e a falta dela. No versículo 11, que fala de um sacerdote da antigüidade, lemos: A esse respeito temos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir. Não se trata de os hebreus não terem ouvido; o fato é que não obedeceram. Ouviram sons, mas estavam surdos, com dificuldade para escutar.

A pessoa madura é aquela envolvida em praticar regularmente o que ouve e o que assimila. Só ficar exposto à instrução bíblica não resolve os problemas. - E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Tiago 1:22

2. Perseverar - Não existe tal "maturidade instantânea" nesta terra. Deus não oferece uma fórmula que produza cristãos completamente amadurecidos da noite para o dia. O crescimento cristão é obtido mediante perseverança (uma palavra esquecida!) firme, corajosa, aplicando e obedecendo ao que você ouve... aprendendo, assim, a lidar com os inevitáveis problemas. Compreenda que maturidade é não fugir dos problemas; em vez disso, estar preparado para confrontar nossos reveses, encará-los, atravessá-los e sairmos mais fortes em Cristo. "Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado...(Ler Filipenses 3:12-16)

É interessante notar que no versículo 14 Paulo leva em conta os níveis espirituais de maturidade, pois eles nos convoca a andarmos com Cristo segundo o que já atingimos. Ou seja, cada um de nós deve se comportar de acordo com o conhecimento espiritual que temos e nunca de modo inferior ao crescimento cristão que já obtivemos. Quando um adulto se comporta como uma criança sua atitude é considerada inadequada. Assim também é nos níveis de crescimento espiritual. Não podemos voltar atrás!

E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus. Lucas 9:62

Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma. Hebreus 10:39

PERSEVERE NA ORAÇÃO – Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração; Rm 12:12

PERSEVERE NA LEITURA DA PALAVRA –

PERSEVERE NA COMUNHÃO COM DEUS E IRMÃOS– Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus. Josué 14:8 / Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Josué 1:8

Somente assim PROCEGUIREMOS amadurecendo na fé.

 

 

 

 

 

 

 

ESTER PAIXÃO – Palavra ministrada em culto de doutrina na sede e congregação.